Um céu de informações de competência, tenacidade e profissionalismo – O diabo veste PRADA

Vi o Filme O DIABO VESTE PRADA baseado no livro homônimo da jornalista Lauren Weisberger, inspirado nos três anos em que ela trabalhou como assistente de Anna Wintour, a lendária diretora de redação da Revista Vogue americana e um dos nomes mais poderosos da indústria da moda.

O mundo da moda é um dos poucos onde as mídias estão no topo da pirâmide de importância. Dentro dessa organização, construiu-se uma espécie de mito moderno: as intocáveis Editoras de Moda. São elas as responsáveis pela análise do trabalho semestral dos estilistas e, mais que os departamentos de marketing das grandes maisons, cuidam da divulgação (ou da execração pública) do que aparece nas passarelas. São elas quem ditam o que vai ou não entrar no guarda-roupa de quem está disposto a pagar. Para um estilista é fundamental estar nas graças das editoras de moda.

O filme mostra o mundo da moda pelos olhos de uma revista de moda. Na trama, a recém-formada Andréa Sachs (Anne Hathaway), que sonha em ser escritora e colaborar em revistas como a New Yorker, aceita o emprego pelo qual milhões de garotas morreriam, e se torna a faz tudo de Miranda (Meryl Streep), poderosa editora-chefa da maior revista de moda dos Estados Unidos, a fictícia Runway. Baseado no livro de Lauren Weisberger   Roteiro: Aline Brosh McKenna

Assim, no DIABO VESTE PRADA – Achei a Miranda extraordinária como profissional competente e estrategista. É lógico que ela esta longe de ser uma senhora boazinha e simpática, mas quem esperava isso??

Nesta ótica, Miranda Priestly, a personagem de Meryl Streep, transforma a vida das suas assistentes em um verdadeiro inferno. Inferno?

Falando em profissionalismo – como pode, uma vida agitada, com uma infinidade de compromissos, prazos, concorrências, pressão e stress seja chamada de Inferno? Porque seria o inferno trabalhar com alguém que quer APENAS UMA QUALIDADE ABSOLUTA NO QUE SE FAZ?
Competência, Qualificação, cohecimento, cuidado no detalhe, dedicação – são o inferno??
E o que seria o céu então – o oposto? Uma vida calma, tranquila, lenta, complacente, cheia de ócio, um fazer nada bem poderia ser o Paraíso?

Existe o chamado – Ócio Criativo – Uma teoria nascida na Europa baseada no fazer dos grandes antigos artistas como Da Vinci, Rousseau ,Copérnico e Descartes, entre tantos outros de outros tempos.

Miranda trabalha SEM PROCRASTINAR NADA – o agora já é tarde – não aceita o erro, demite ao primeiro sinal de incompetência, não admite mau gosto, porque ela ensina o bom gosto – não admite idéias repetidas, porque ela cria e reconhece criações, é o centro do que ela é paga para fazer – não admite desculpas, afinal as desculpas sempre são mudanças nas prioridades no foco.

  • “Diga a Simone que eu não vou aprovar a garota que ela me mandou para as fotos.
    Eu pedi uma garota atlética e sorridente, ela me enviou uma garota cansada, suja e gorda.
    Confirme a minha presença na festa do Michael Kors.
    Eu quero que o motorista me deixe em casa as 21:30 e me pegue pontualmente as 21:45.
    Depois ligue para Natalie do Restaurante Gloria e diga a ela NÃO pela 40a vez. Eu não quero dacquoise, eu quero tortas.
    Depois ligue para o meu ex-marido para lembrá-lo que a reunião dos pais é hoje a noite no Dalton.
    Depois ligue para meu marido e peça para me encontrar para jantar no restaurante que encontramos o Masima.
    Diga a Richard que eu vi as fotos que ele fez, e falta originalidade nelas.
    Eu quero ver também o rascunho que Nigel escolheu para a segunda tentativa de capa. Eu estou indo muito rápido? Eu penso que não. Todo mundo quer essa vida. Todo mundo quer ser igual a nós.”

  • “Eu não entendo qual é a dificuldade que existe em confirmar uma reunião”
    “Existe alguma razão porque o meu café não está pronto? Ela morreu ou o quê?

O filme possui dois pontos altos – no ponto de vista da MODA, MIDIAS, PESQUISA, BUSSINES e MOTIVOS
1-
Miranda (Meryl Streep) editora chefe de uma importante revista de moda está escolhendo os acessórios para um ensaio fotográfico. Uma assistente mostra dois cintos parecidos para ela escolher e fala que os dois são muito diferentes. Neste momento Andréa (Anne Hathaway) dá uma risada.

Miranda – Algo engraçado?
Andréa – Não, nada. É que para mim estes dois cintos são iguais. Eu ainda estou aprendendo sobre esta coisa.
Miranda – Esta “coisa”?
Ah, entendi. Você acha que isso não tem nada a ver com você. Você abre o seu guarda-roupa e pega, sei lá, um suéter azul todo embolado porque você está tentando dizer ao mundo que você é séria demais para se preocupar com o que vestir. Mas o que você não sabe é  que esse suéter não é somente azul. Não é turquesa. É “sirilio”.
E você também é cega para o fato de que em 2002 Oscar de la Renta fez uma coleção com vestidos somente nesse tom. E eu acho que foi Yves Saint Laurent, não foi? Que criou jaquetas militares em sirilio. Eu acho que precisamos de uma jaqueta aqui. E o sirilio começou a aparecer nas coleções de muitos estilistas. E logo chegou às lojas de departamentos. E acabou como um item de liquidação nessas lojinhas de beira de esquina. E foi assim que chegou a você. E sem dúvida esse azul representa milhões de dólares em incontáveis empregos.
E é meio engraçado como você acha que fez uma escolha que te exclui da indústria da moda, quando, na verdade, você está usando um suéter que foi selecionado para você pelas pessoas nesta sala entre uma pilha de “coisas”.

NADA ACONTECE POR ACASO
– OH! QUE LINDO!
SURGIU ESSA COR!!!
– TUDO É FEITO A PARTIR DE PESQUISA, TESTES, REJEIÇÃO, ESTUDOS, APROVAÇÕES, ENFIM, A MODA PODE PARECER FUTIL QUANDO ENCONTRADA NOS BALAIOS OU QUANDO – DIANTE DA NOVELA DAS NOVE A COSTUREIRA FAZ UM PILOTO PARA FACÇÕES DE MODINHA BARATA – EXPLORAREM – CHEGAR À UM PRODUTO, COR, MODELO É UMA LONGA CAMINHADA.

2- Uma parte muito interessante do filme, uma verdadeira aula para os profissionais de negócios, é na festa de Michael Kors.
Muito se fala em fazer networking, muito se comenta sobre a necessidade de almoçar com clientes, comparecer a eventos da indústria, prestigiar lançamentos de produtos, participar de fóruns de discussão na web blá blá blá. Até avatar na Second Life já virou commodity. Tudo bem que se faça isso e bem forte ao cliente – ele passará a existir de fato em qualquer lugar – sem limites.  Agora, paparicar cliente – virou ação de imcompetente – Por Deus não mande presente, faça a diferença para eles em conhcimento e comprometimento com sua marca – acredite nela e trabalhe para ela.

Então, se você vai a uma festa e é um profissional dentro do contexto – não vá para boca livre, brindezinhos, etc – vá para observar e administrar  os negócios e com foco naquilo que precisa atingir. Quando Miranda entra no museu com as duas assistentes a tira-colo, a festa de Michael Kors está bombando.
Políticos, artistas de cinema, grandes estilistas, todo o mundo fashion da moda e entretenimento está lá. É uma festa de com lindas mulheres desfilando em seus vestidos longos junto a finos homens de preto.
É a grande oportunidade para Miranda fazer o seu networking. Ela vai para o ataque, direto ao encontro das pessoas certas com quem ela quer ver e ser vista. Ela encontra a primeira vítima. O que acontece? Enquanto Miranda se dirige para cumprimentar a celebridade, uma das suas assistentes sussura em seu ouvido, duas ou três informações importantes que serão imediatamente utilizadas por Miranda para personalizar a sua abordagem:
Miranda –  “Como está a cidade de Washington, Senador?
Parabéns pela sua posição contrária a emenda XWY.
Nós temos que conversar mais sobre a sua proposta ABC para o mundo da moda.”.
– Um empresário se aproxima com sorrisos e braços abertos, dono de poços de petróleo no Texas, casado pela segunda vez, ele abraça Miranda inesperadamente, que preparada pela assistente, consegue mostrar-se íntima dos negócios do empresário.

Essa é a grande sacada profissional
CONHECIMENTO, CONHECIMENTO, CONHECIMENTO
– ter o máximo de informações – NADA MENOS QUE ISSO – UM PROFISSIONAL COMPETENTE “NUNCA ESTÁ À PASSEIO” – DESLIGADO DO SEU MUNDO DE SABER E SER MELHOR!

“O filme ‘O DIABO VESTE PRADA’ é uma daquelas histórias que suscitam muitas discussões, controvérsias, opiniões muito diferentes. Quem vence? Como vence? Por que vence? Uma análise mais profunda revela uma história onde se pode verificar se há ou não coerência entre o que um jovem deseja e o que concretamente faz.”

Não é apenas um filme com uma história, não para quem, de alguma forma vive no mundo da moda – ele possui todas as sutilezas e, com a grande habilidade das artirtas que nele atuaram, mostra uma verdadeira escola de viver neste mundo de negócios – com direito a pré escola ao pós graduação. A competência e superação de Miranda – o diabo – é proporcional à capacidade da Andréa, que conseguiu atingir plenamente em essência (embora tenha desistido, por opção de vida) – e que as esforçadas mas um pouco medíocres secretárias se esforçam para atingir.