ANOS 50 – Você sabe o que usar em festas com temas de outras décadas? de 1950 a 2000
Como era o visual na década de 50?
O que acontecia no mundo na década de 50?
A década de 1950, ou simplesmente década de 50 ou ainda anos 50 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1950 e 31 de dezembro de 1959. e recebeu a alcunha de Anos dourados. É considerada uma época de transição entre o período de guerras da primeira metade do século XX e o período das revoluções comportamentais e tecnológicas da segunda metade. Nesta época teve início a chegada da televisão em Portugal e no Brasil. Esta época também foi considerada a “idade de ouro” do cinema e também foi a época de importantes descobertas científicas como o ADN (Ácido Desoxirribonucleico, ou DNA). O campeão da Copa do Mundo em 1950 foi, pela segunda vez, o Uruguai. Em 1954 a Alemanha Ocidental conquistou a Taça do Mundo pela primeira vez. Em 1958, a Seleção Brasileira de Futebol faturou também o seu primeiro título mundial.
Quem se destacou na década de 50?
Sem dúvida, foi uma infinidade de destaques na arte, cenografia, música… todas as áreas de criação, por isso coloco como destaque o design…
Quais Influências femininas na moda na década de 50 e quais os detalhes marcantes da moda na década de 50?
A moda dos anos 50 foi divida entre a sensualidade e a época juvenil marcada pelo início do rock and roll. Os vestidos e as saias eram longos, que arrastavam no chão. Eram com babados e rodados, e especialmente acinturados.
Os curtos também eram tendência nas épocas e bem rodados. As cores começavam a ser fortes. Na época juvenil, usavam muitos os suéteres, jeans, cigarretes, saias rodadas. A luva era o acessório mais usado na época. Dentre os mais variados tipos: de couro, renda e seda.
Em meados dos anos 50, Dior, “The New Look” foi sendo substituído por Coco Chanel, que fez seu retorno com o “terno Chanel.” Era tipicamente uma saia-line e trança-aparado casaco estilo jaqueta. Ele foi rapidamente aceito em moda que por volta de 1957 a maioria das ações foram ajustados com casacos levemente que estavam apenas um pouco abaixo da cintura e saias mais curtas mais estreitos.
As festas temáticas estão em alta e recebemos muitos comentários pedindo sugestões de decoração e roupa. Por isso, resolvi montar um rápido manual para você entender as principais características de cada década e arrasar em sua fantasia.
Alguns dos marcos da década de 50 são: o rock, Elvis Presley, Marilyn Monroe, vestidos rodados, (muitas vezes de bolinhas), óculos tipo gatinha e jeans.
Na beleza feminina dois estilos marcaram os anos 50, o das ingênuas chiques, encarnado por Grace Kelly e Audrey Hepburn, que se caracterizavam pela naturalidade e jovialidade, e o estilo sensual, fatal, das atrizes Rita Hayworth e Ava Gardner. As pin-ups americanas, loiras e com seios fartos, também fizeram sucesso e podem ser associadas ao estilo de Marilyn Monroe.
Os dois grandes símbolos de beleza da década de 50 foram Marilyn Monroe e Brigitte Bardot, que representavam uma mistura dos dois estilos, a devastadora combinação de ingenuidade e sensualidade.
Ao som do rock and roll, estilo musical que surgiu nos anos 50, a juventude norte-americana buscava sua própria moda. Foi assim que apareceu a moda colegial, inspirada no sportwear. As moças usavam, além das saias rodadas, calças cigarrete até os tornozelos, sapatos baixos, suéter e jeans.
O cinema lançou a moda do garoto rebelde, simbolizada por James Dean, no filme “Juventude Transviada” (1955), que usava blusão de couro e jeans.
Marlon Brando também sugeria um visual displicente no filme “Um Bonde Chamado Desejo” (1951), transformando a camiseta branca em um símbolo da juventude.
Já na Inglaterra, alguns londrinos voltaram a usar o estilo eduardiano, mas com um componente mais agressivo, longos jaquetões de veludo, coloridos e vistosos, além de um topete enrolado. Eram os “teddy-boys”.
Veja também (clique):
Comentários