Tags

Related Posts

Share This

16 – Anos 70 – História da Moda

ANOS 70
➢ A idéia de ir ao oriente
➢ Moda hippie
➢ Símbolo paz e amor = marca da patinha de um pombo no chão

Desenho
➢ Surge a moda unissex, o primeiro passo para a androginia de hoje em dia
➢ Rose de Primo (re)inventou a tanga
➢ Gabeira reinventou a tanga para homem
➢ Chacrinha
➢ Sandálias com meias lurex – novela Dancing Days
➢ Make love not war = margarida símbolo = flower power
➢ Guerra no vietnã
➢ Estampas
➢ Topless
➢ Morre Chanel com 87 anos
➢ Village Peaple
➢ Bigode é lançado como sinônimo de homossexualismo (Fred Mercury)
➢ Uso excessivo das cores

Moda e Acessórios da década de 1970
A década de 1970 “Anything Goes Fashion” e expressão individual.
Começando na década de 1960 e continua até tarde da década de 1970, a moda era mais sobre a expressão individual do que era sobre a sua montagem. Muitas pessoas durante esta década vestiram-se principalmente de maneira a agradar a si mesmo, em vez de a outras pessoas. No entanto, isso não significa que as pessoas não valorizam a alta moda, porque o oposto era verdade. As roupas e acessórios usados nas passarelasa foram feitas em projetos mais radicais do que tinham estado em anos anteriores. Tendências proeminente inclui as calças “boca de sino”, túnicas, pantsets, terninhos de lazer, e macacões. Estampas exóticas, tecidos de poliéster, cores brilhantes, detalhes bordados e cetim, veludo ou texturas eram muito populares também.

Individualismo e auto-expressão foram importantes para as pessoas durante os anos 1970, não importa o quanto ou quão pouco dinheiro uma pessoa tinha. Quando veio a moda, as maiores diferenças entre os tipos de individualismo e auto-expressão (que foram exibidas através das roupas nesta época) eram provavelmente devido a classe e bom gosto. Por exemplo, o estilo “Hippie” era popular em todo o início e meados da década e houve uma acentuada diferença entre o que alguns poderiam chamar de “Anything Goes” roupas hippie e hippies “designer”. Este último seria mais provável para coordenar suas roupas de acordo com as tendências de estilo, enquanto a primeira seria menos provável para acompanhar as tendências em tudo e iria misturar peças como quisessem.

Roupas de energia” e outras tendências da moda
Algumas das “roupas de poder” usadas pelas mulheres que trabalham na década de 1970 incluem linhas criadas por Karl Lagerfeld, que projetou sob o rótulo Chloé. Outro trabalho ou roupa casual que foi criado durante este tempo foi o tomate vermelho terno de linho jaqueta usada com blusa branca crepe de seda e couro macio calças elásticas com costuras nos joelhos. Mulheres também poderiam usar blazers com calças e blusas ou elas poderiam escolher entre uma série de jaquetas e saias conjuntos de aparência profissional. Para a noite, muitas mulheres usavam vestidos clássicos atemporais simples, como um vestido longo e esvoaçante de noite vermelho.

A Moda masculina ficou bastante consistente ao longo da década.
Ternos e camisas sociais ainda eram populares para o trabalho e ocasiões formais, no entanto, as linhas e formas dos ternos e camisas variou de que tinha sido aceitável em décadas anteriores. Muitos paletós tinham golas maiores e calças também ficaram mais largas. Muitos outros padrões, como xadrez, quadriculado foram muitas vezes caracterizados em ternos bem como as cores mais brilhantes eram populares. Para casual wear, blusas, t-shirts e jeans se tornou a norma, e macacões eram populares também. A imagem popularizada de desgaste formal dos homens durante este tempo foi o terno branco que ficou famoso por John Travolta em Saturday Night Fever. É um terno completo com um colete e colar preto por baixo do colete que aparece em uma foto, quer vir de uma camisa preta usado sob o colete, ou para ser um colar anexado como parte do colete. Outros estilos que foram associados com a cena “Disco” provaram ser populares também, como botão de seda, por baixo camisas com estampas divertidas e slim-cut calça com boca larga.

Imitação de pele, seu e dela, e no início do Punk Moda
Muitas jaquetas e casacos para homens e mulheres na década de 70 caracterizavam peles (muitas vezes feitas de pele falsa). As peles seriam tingidas em cores loucas ou usadas para acentuar uma jaqueta de camurça colorida tingida para as mulheres. Jaquetas de couro também eram populares e muitos contaram com um “wet-look” realizado pelo vinil. Outros equipamentos de luxo também contaram com peles de animais ou falsas. Roupas iguais para homens e mulheres também foram um pouco popular durante a década, como não havia muitas vezes Seu e Dela versões do loungewear e suéteres. Finalmente, como a década chegou ao fim, as novas tendências coincidiram com o desenvolvimento e aumento da popularidade da música punk rock. Punk modas de música começou a vazar para o mainstream no final dos anos setenta, mas não eram verdadeiramente popular até o início de 1980.

Infelizmente, muitas das tendências durante a década de 1970 tornaram-se algumas das tendências de moda mais que não faz jus e não gostava de todos os tempos. Enquanto os designers muitas vezes modernos têm atraído em olhares ao passado para criar modas de hoje, seria um tanto surpreendente ver os designers atuais desenharem em muitas das tendências mais populares dos anos 70. Conjuntos de poliéster brilhantemente coloridos e ternos de lazer continuam a ser as peças mais embaraçosas de moda para muitos de nós. Nem todo estilo de roupa era ruim durante a década, porém, algumas peças como as calças mantiveram-se populares em intervalos regulares e junto a várias outras tendências têm se infiltrado em tendências modernas de ocasião (franja, túnicas, e certos padrões).