Em 40 anos, Terra perdeu mais da metade dos animais selvagens
Caça, mudanças climáticas, perda de habitat, degradação da terra e da água… O homem usa o planeta e seus recursos como bem entende e umas das respostas a essa exploração desenfreada chegou, na nova edição do relatório Planeta Vivo, da WWF. Segundo o estudo, nossa fauna não está aguentando a pressão humana e, em apenas 40 anos, perdemos mais da metade dos animais selvagens que habitavam o planeta.
De 1970 a 2010, a Terra perdeu 52% da população de peixes, aves, mamíferos, anfíbios e répteis que aqui viviam. As espécies de água doce são as que mais sofreram baixas, com perda de 76% em quatro décadas – praticamente o dobro do índice de espécies marinhas e terrestres.
Já do ponto de vista geográfico, o maior desastre está nas regiões tropicais da América Latina, como o Brasil. Por aqui, tivemos um “dramático e contínuo declive das populações de fauna selvagem”, com perda média de 83% das espécies desde 1970, segundo o documento.
Ficou chocado? Nós também! E ainda temos mais cinco anos de estragos para botar na conta, afinal já estamos em 2015. Até quando o homem vai agir como o filho mais velho e mimado do planeta?
Comentários